12ª semana de gestação: O bebê adquiriu mais reflexos

O rosto do seu bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

Suas cordas vocais também estão em formação. Os dedinhos se alongaram e se separaram e as unhas começaram a crescer. Além de receber nutrientes e oxigênio do corpo da mãe, o bebê também já pode responder a alguns estímulos. Dentro da bolsa de água, ele consegue piscar, mover os dedos, abrir a boca e até ensaiar seu primeiro xixi, uma vez que os rins estão quase totalmente formados.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas.

Sua gravidez

Você já percebeu a pequena saliência que está se formando em seu abdômen? Provavelmente suas antigas calças nem cabem mais ou estão incrivelmente apertadas. Isso está acontecendo porque finalmente seu corpo começa a refletir as notáveis mudanças que ocorrem dentro dele. São os sinais de gravidez se tornando mais evidentes.

Os seios podem aumentar de tamanho e ficar doloridos, como na época que precede a menstruação. Assim, como as calças, o sutiã também irá parecer menor. Os mamilos se tornam pesados e as aréolas mais escuras. Além disso, talvez você comece a engordar.

Deste momento em diante, finalmente, as náuseas e os enjoos, que tanto a incomodaram nas primeiras semanas, vão desaparecer. Daí, com o fim dessa sensação pra lá de desagradável, seu apetite vai reaparecer. Por isso, não estranhe se passar a sentir uma baita fome. Não é à toa: o bebê precisa de muitas vitaminas, proteínas e minerais para se desenvolver com saúde.

Similar Posts:

Leave a Comment

Timpo limite excedido. Por favor, refresque o valor do CAPTCHA.