16ª semana de gestação: Como o bebê está crescendo

O bebê tem agora, mais ou menos, o tamanho de um pêra. Ele agora pesa 80 g e mede 10 cm e suas células não param de se multiplicar. Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros.

Todos os órgãos estão a postos e continuam se desenvolvendo. Os ossos se fortificam, já os sistemas circulatório e urinário estão sendo aperfeiçoados. Enquanto o pequeno inspira e expira o líquido amniótico, vai exercitando os pulmões.

As pernas estão muito mais desenvolvidas, e ele tem a cabeça mais reta e já tomando a forma que conhecemos, embora ainda não haja cabelo. As pálpebras continuam fechadas, mas os olhos se mexem.

Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não se preocupe, ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar. Na água aquecida da bolsa, o bebê está se divertindo, dá graciosas cambalhotas, embora você não perceba esses movimentos até lá pela 18ª ou pela 20ª semana.

“Os órgãos do bebê estão a postos e se desenvolvendo. Consuma alimentos ricos em ferro e zinco, que estimularão a produção de glóbulos vermelhos e manterão o sistema imunológico funcionando bem.”

Pode ser que de vez em quando você sinta uma dor nas laterais do corpo ao fazer movimentos bruscos. Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor, mas, se você continuar dolorida por dias ou se o desconforto for piorando, fale com seu médico.

Sua gravidez

Agora que seu metabolismo já está totalmente adaptado à gravidez, confesse: você deve estar ouvindo muitos elogios. Não é por menos. As mulheres tendem a ficar mais bonitas e radiantes nesta fase da vida. Há uma explicação para isso. Além da felicidade de ser mãe, o aumento do volume de sangue, que chega a ser 50% maior nestes meses, está por trás desse efeito Cinderela, deixando sua pele corada e reluzente. Por isso, continue investindo em alimentos ricos em ferro, que estimularão a produção de glóbulos vermelhos no seu sangue e no do seu filho. Outro nutriente que não pode faltar na sua dieta é o zinco, que manterá seu sistema imunológico – e o do futuro bebê – funcionando a mil. Não se esqueça de se alimentar com calma, pois sua digestão está mais demorada.

Como fica sua vida

Esta é uma ótima hora para pensar em uma viagem, caso você tenha tempo e dinheiro. As viagens no segundo trimestre costumam valer a pena, já que você já deixou para trás o enjoo e o cansaço dos primeiros meses e ainda não chegou na fase de se preocupar com um parto prematuro.

E também é uma boa chance de aproveitar a vida a dois antes de a família crescer.

Se você pensa em ir de avião, é melhor conferir as políticas de viagem para grávidas nas companhias internacionais para ter certeza de até quando a empresa aérea vai permitir que você viaje.

(Fontes: brasil.babycenter.com e bebe.abril.com)

 

Similar Posts:

Leave a Comment

Timpo limite excedido. Por favor, refresque o valor do CAPTCHA.