18ª semana de gestação: A barriga ganha destaque

Nesta semana, o começo oficial do seu quinto mês de gestação, o bebê pode ter chegado a 15 centímetros de comprimento se medido do alto da cabeça até o bumbum, e já é capaz de sentir e ouvir. Claro que agora tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, vai identificar também barulhos fora do útero e a sua voz.

Se você estiver esperando uma menina, o útero e as trompas já estão formados; se for um menino, os genitais já são visíveis, mesmo que insistam em se esconder justamente durante os ultrassons.

Sua gravidez

Ansiosa para a próxima consulta ao obstetra? Para a maioria das gestantes, a resposta é sim. Ir ao ginecologista ou fazer um ultrassom são momentos mágicos na rotina da gestante. Afinal, é delicioso ter uma hora inteirinha para falar sobre a gestação ou ver o bebê, ainda que em branco e preto e por meio de uma imagem borrada. Mesmo assim, os médicos advertem: um ultrassom por trimestre e uma consulta por mês são mais do que suficiente. Exceção para as gestantes com diabetes ou problemas cardiovasculares, que precisam de um acompanhamento mais constante. O único momento menos excitante durante a consulta médica é quando se sobe na balança. Falando nisso, como anda o seu peso? Será que você comeu mais do que deveria ou está inchada? Nos dois casos, preocupe-se em hidratar a pele para que ela tenha elasticidade para esticar e não formar estrias. Cuide-se para ser uma bela e jovem mamãe.

Como fica sua vida

Você está a uma semana do marco de metade do caminho na gravidez. Se você tem preocupações com o que vem pela frente, nossas páginas sobre cuidados pré-nataiscomplicações na gravidez e trabalho de parto contêm informações que podem ajudar a esclarecer dúvidas.

Mas, caso continue tendo outros temores, é importante ter abertura para conversar com o seu obstetra.

Nas próximas semanas, seu médico poderá pedir um ultrassom morfológico para observar os órgãos do bebê. Não deixe de levar seu marido ou um ente querido para esse teste, já que ele revelará seu filho chutando ou virando de um lado para o outro dentro de você.

Moda

Roupas maiores e mais confortáveis são fundamentais neste ponto da gravidez. Se você está precisando de inspiração, confira alguns looks de grávidas preparados por profissionais para valorizar tudo aquilo de melhor e esconder o que não precisa ser mostrado.

Veja também uma galeria de fotos apresentando como se vestir bem de acordo com o seu tipo de barriga.

Compre sapatos novos, um número maior, porque seus pés vão inchar junto com o resto do corpo. Outra coisa importante é que eles tenham salto baixo, para sustentar melhor seus passos meio desequilibrados.

(Fontes: brasil.babycenter.com e bebe.abril.com)

Similar Posts:

Leave a Comment

Timpo limite excedido. Por favor, refresque o valor do CAPTCHA.