Carro de 1884, com 127 anos foi comprado por R$ 8 milhões em leilão

Um carro movido a vapor, reconhecido como o mais antigo do mundo ainda em funcionamento, foi vendido por mais de três milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões de reais), na Pensilvânia, nos Estados Unidos da América.

O carro, com 127 anos, foi construído em França, pelo fabricante De Dion Bouton e Trépardoux, um ano antes de Gottlieb Daimler e Karl Benz lançarem o primeiro carro a gasolina. A De Dion Bouton foi fundada em 1883, na França, e produzia automóveis e produtos para locomotivas. A empresa teve vários modelos com sucesso comercial, mas entrou em declínio após a primeira guerra mundial. Foi fechada em 1932.

A antiguidade de quatro rodas, apelidada de “La Marquise” (A Marquesa), por um conde francês, para quem foi originalmente concebida, participou na primeira corrida automóvel em 1887, entre Paris e Versailles, tem quatro lugares, mede mais de dois metros e meio e pesa 952 quilos.

Apesar dos mais de 100 anos, o carro, que atinge os 61 quilômetros por hora, teve apenas quatro donos e ainda é adornado com peças de ouro, no interior, tal como foi construído de origem.

O leilão onde foi vendido decorreu na passada sexta-feira, mas o nome do comprador ainda não foi tornado público pela leiloeira, norte-americana, RM.

Leave a Comment

Timpo limite excedido. Por favor, refresque o valor do CAPTCHA.