Quaresma, compromisso comigo mesmo para espantar os vícios

Sou uma pessoa de fé, não sigo uma religião em especifico, mais sou Monge, não aqueles Monges Tibetanos que no dia 21 de fevereiro se reuniram para participar do Da Gui a fim de comemorar o Ano Novo Tibetano, estou longe disso, sou apenas uma pessoa de muita fé em nosso senhor Jesus Cristo.

Desde que me entendo por gente, respeito a Quaresma sem fazer qualquer tipo de promessa, busco apenas ter mais cuidado e atenção em tudo que faço pois acredito ser um período muito pesado e difícil. Espiritualmente, é como se fosse umas férias para o cara lá de cima, mesmo a contra-gosto, mas como foi um grande período de provação para o nosso grande Salvador, Jesus Cristo, sinto que conosco não é diferente.

Apesar de não prometer ou estar pagando algum tipo de promessa, me pré-dispus a não ingerir cervejas e qualquer outro tipo de bebida em bares e locais públicos, deixando apenas uma pequena ressalva no compromisso que fiz comigo mesmo de tomar, em ocasiões especiais, caso ocorra, um vinho. Mas não é pra encher a cara né, apenas saborear tranquilidamente. (minha esposa não concorda, mas cada um com seus compromissos pessoais, o que manda ao meu ver é o que o meu coração esta pedindo no momento).

Dentre estes compromissos, ao longo da quaresma irei evitar sempre que possível refrigerante e vou tentar cortar ao máximo o cigarro com intuito de largar de vez, esse é mais difícil e ainda não consegui, diminui muito pouco, visto que já estamos na sexta-feira preciso tentar melhorar meu desempenho.

Muitos que estão lendo devem pensar assim, de nada vale isso tudo se não é um compromisso sério ou uma promessa para Deus livrar você de seus vícios e blá blá blá. Concordo até certo ponto, não devemos fazer nada segundo a nossa vontade, a dele deve prevalecer e as tentações devem ser superadas, mas por outro lado, é a primeira vez que assumo este tipo de compromisso comigo mesmo, de querer tentar, de me cobrar uma atitude e principalmente de me policiar para manter a minha palavra sobre um compromisso que fiz, eu sou a parte mais interessada, Deus me dá forças para superar tudo, então, promessa ou compromisso sei que ele esta comigo e que vou conseguir manter minha palavra comigo mesmo, com certeza é um grande incentivo.

Pode ser besteira, mas prometer para alguém alguma coisa e não cumprir é muito feio, ruim e você acaba escutando coisas que te deixam ainda mais para baixo, então, se eu preciso melhor para o meu bem estar o compromisso tem que ser comigo e com mais ninguém. Se minha esposa e amigos quiserem me incentivar, agradeço, mas incentivar não é cobrar desmedidamente, é lembrar. Não é para passar a mão na cabeça e fingir não ver em caso de tropeços, mas é não se sentir ofendido ou culpado se eu falhar, acreditem, não é fácil e ser repreendido não ajuda, apenas atrapalha.

Segui ontem para ver meus amigos firme em meu proposito, não bebi, tomei menos refrigerante que a ultima vez e fumei um pouco menos, já que sem beber a ansiedade de estar fumando é um pouco menor. Posso melhorar, é claro, mas me senti realizado por hora. Confesso apenas ter sido engraçado o encontro, pois a maioria esta sem beber, mas essa história vou deixar para lerem diretamente no blog dos Monges.

Sei que não vai ser fácil meus amigos, hoje meus maiores problemas são os refrigerantes (por incrível que pareça, a cerveja pelo menos tem dias certos mas o refrigerante são litros por dia) e o tal do cigarro, esse é um mal que consegui largar a muitos anos atrás por um tempo curto, mas em uma recaída acabei voltando com força total, esse mal eu realmente preciso tirar da minha vida.

Vamos que vamos, vou postando aqui o meu sucesso ou fracasso, se Deus quiser vou espantar da minha vida os fantasmas que me assombram, conto com as orações e apoio de vocês heim…se precisarem podem puxar minha orelha, virtualmente claro.

Similar Posts:

COMMENTS

  • Dindinha, como sempre sutil e convincente em suas colocações. É disso que estou falando, alertar sem agredir ou cobrar. A lista de doenças ficou tão extensa que eu assustei…melhor levar isso mais a sério.

  • Andreza

    Olha só a novidade.
    JJ como não gosta de cobrança, após ler este post, só queria LEMBRA-LO que fumar faz mal a saúde e provoca:
    Câncer de pulmão
    – Câncer de boca
    – Câncer de laringe
    – Câncer de estômago
    – Leucemia
    – Infarto do miocárdio
    – Enfisema nos pulmões
    – Impotência sexual
    – Bronquite
    – Trombose vascular
    – Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)
    – Catarata
    – Aneurisma arterial
    – Rinite Alérgica
    – Úlcera do aparelho digestivo
    – Infecções respiratórias
    – Angina
    Portanto, como considero muito vc só estou te lembrando, que faz você muito bem em parar de fumar.
    Eu sei que vc não disse que parou de fumar, mas mesmo assim, eu já estou imaginando e profetizando que é isso que vai acontecer. 😀

Leave a Comment

Timpo limite excedido. Por favor, refresque o valor do CAPTCHA.